quinta-feira

14º na Educação.

Paranaguá foi notícia do jornal da RPC hoje,10/11/11 e o destaque foram duas escolas em tempo integral que se destacaram no Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliação do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. O Índice é medido a cada dois anos e o objeitov é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022.
As escolas citadas na reportagem já atingiram a meta estabelecida e podem até ser recompensadas com o benefício do 14º. O que é motivo de grande debate no meio acadêmico. Recompensar uns, e como ficam os outros profissionais de outras instituições que não atingiram a média ainda? E, os centros municipais, parceiras   nesse processo, já que proporcionam base de qualidade fundamental para uma educação básica de sucesso? A torcida da classe é que o índice continue crescendo, que a qualidade da educação melhore, mas que o representante principal nesse processo também seja valorizado, independente do nível de educação que atua.
Para quem não assistiu a matéria, fica aí a reportagem completa sobre as escolas de Paranaguá.

http://g1.globo.com/videos/parana/v/bons-professores-merecem-ganhar-mais/1691548/

Parabéns a toda equipe dessas escolas que dedicam corpo e alma por uma educação de qualidade!

2 comentários:

  1. Achei muito interessante a sua colocação, acho que a média do Ideb pode se tornar uma fachada, principalmente por causa do 14. Esperamos que os alunos realmente estejam aprendendo, abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa qui legal esse reconhecimento, eu fico orgulhoso em estar fazendo parte de um quadro de profissionais desse porte .Um Grande Abraço, Rafael Miquiline da Abadá-Capoeira.

    ResponderExcluir