sábado

Dia do Soldado



O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz.
O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.


No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica).

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.














2 comentários:

  1. parabéns pelo trabalho de união do centro enriquecendo o conhecimento, valorizando a cultura, na construção do aprendizado dos alunos... Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Helena, o maternal I se dedicou bastante e fez uma excelente trabalho no dia do soldado. Víamos o orgulho dos pequenos ao pintar aquele grande soldado, ficou super bacana!

    ResponderExcluir