Quando li essa reportagem na revista Nova Escola, constatei que o trabalho dos blogueiros da educação pode render bons frutos e principalmente propagar os saberes desenvolvidos por nossas crianças em suas diferentes faixa etárias para uma comunidade virtual sempre em busca de novas descobertas. Leiam a reportagem da Nova Escola sobre o que esta ferramenta,o blog, pode representar.
Ferramenta do mundo virtual, o blog é um recurso simples de criar e eficaz para compartilhar as ações pedagógicas
Blog, posts, comentários, links... Para quem não é familiarizado com o assunto, esses termos podem soar estranhos. É verdade que eles se tornaram populares há menos de dez anos, mas basta fazer uma pesquisa rápida na internet - digite em sites de busca as palavras "blog" e "escola" - para constatar que a lista de resultados é enorme.
Essa ferramenta do mundo virtual pode ser muito útil para a equipe gestora divulgar o projeto político-pedagógico, ampliar a discussão de conteúdos trabalhados em sala de aula e valorizar, para a comunidade, a produção dos alunos. Além do mais, ela permite interagir com outras instituições(veja nas últimas páginas exemplos de blogs de escolas, com a descrição dos principais recursos usados para compor a página e como eles são utilizados).
"Reunir a equipe gestora e os professores para pensar em como aproveitar esse recurso, tanto no ensino das disciplinas como na divulgação dos projetos institucionais, pode ser o pontapé inicial para envolver todos com o universo online", diz Maria Izabel Leão, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP) e assessora do programa Nas Ondas do Rádio, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Na EM Maria Josefina Azteca, localizada em Embu, na região metropolitana de São Paulo, um projeto sobre valores e ética começou na sala de aula e ganhou popularidade quando foi publicado no blog da escola. Após lerem com a professora um texto sobre covardia, os alunos do 3º ano C destacaram os principais aspectos discutidos: "Não podemos abandonar os amigos", "Respeitar as mulheres", "Devemos ajudar um ao outro". Em seguida, postaram essas conclusões no blog, juntamente com um cartaz com figuras que, para a turma, representam a covardia. O post foi finalizado perguntando ao leitor qual sua opinião sobre o tema.
O assunto repercutiu bem: recebeu mais de 260 comentários de alunos e professores da escola, em apenas dois meses - redigidos no laboratório de informática ou enviados de casa. "O melhor é que, enquanto fazem o que gostam, as crianças aprendem um conteúdo novo e praticam a escrita", afirma Ana Paula Vasques Espangiari, coordenadora pedagógica da EM Maria Josefina Azteca.
Fonte: Revista Nova Escola
Acesse para ler esta reportagem na íntegra.
Concordo plenamente com o artigo quando diz que um blog pode ser uma importante ferramenta para a equipe gestora que tem visão do coletivo e está antenada com os interesses e mudanças sócioculturais. Gostei da dica, vou acessar a Nova Escola.
ResponderExcluirQue reportagem legal, com certeza fazemos parte deste nova forma de divulgar as ações da escola.
ResponderExcluirBoa Ana!
ResponderExcluirMeninas, o artigo é muito bom e consegue traduzir com uma linguagem fácil o que o blog pode significar. VCs são dez! Obrigada pela visita.
ResponderExcluirRealmente essa nova ferramenta tem estimulado muito os Prof.,amei a matéria,amigas vamos compartilhar,vale a pena!! Bjão...
ResponderExcluir