domingo

TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, O QUE É?

Um assunto constante e bastante discutido nos corredores tanto da educação infantil quanto nas séries iniciais é o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Esta semana a revista Nova Escola trata sobre a INCLUSÃO, e nos despertamos para o desafio que é ter uma criança TDA/H na educação infantil.
A hiperatividade e déficit de atenção é um problema mais comumente visto em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum). Tais aspectos são normalmente encontrados em pessoas sem o problema, mas para haver o diagnóstico desse transtorno a falta de atenção e a hiperatividade devem interferir significativamente na vida e no desenvolvimento normais da criança ou do adulto.Estima-se que cerca de 3 a 6% das crianças na idade escolar (mais ou menos de 6 a 12 anos de idade) apresentem hiperatividade e/ou déficit de atenção. O diagnóstico antes dos quatro ou cinco anos raramente é feito, pois o comportamento das crianças nessa idade é muito variável, e a atenção não é tão exigida quanto de crianças maiores. Mesmo assim, algumas crianças desenvolvem o transtorno numa idade bem precoce.
No nosso CMEI temos esse desafio, temos uma criança diagnosticada com TDA/H no pré, estamos estudando e aperfeiçoando nossas técnicas para atender nosso pequeno aprendiz que desde pequeno já enfrenta complicações que poderão afetar diretamente seu aprendizado. Ainda bem, que quando precocemente diagnosticado, existe tratamento e acompanhamento médico, o qual nosso aluno tem feito regularmente. Agora, diante dessa situação só nos resta conhecer o terreno no qual estamos pisando, e entender o assunto, pesquisar nesse universo, e fazer a diferença na vida dessa criança. Temos que vê-los não como os incorrigíveis, mas como uma grande possibilidade.
Veja a lista de alguns hiperativos famosos:● Alexander Graham Bell ● Albert Einstein ● Beethoven ● Bill Cosby ● Cher ● Tom Cruise ● Salvador Dali ● Jim Carrey ● Leonardo da Vinci ● Walt Disney ● Kirk Douglas ● Thomas Edison ● Galileo Galilei ● Danny Glover ● Whoopi Goldberg ● Ernest Hemingway ● Magic Johnson ● John Lennon ● Abraham Lincoln ● Wolfgang Amadeus Mozart ● Napoleon Bonaparte ● Isaac Newton ● Nostradamus ● Pablo Picasso ● August Rodin ●  Socrates ● Steven Spielberg ● Leo Tolstoy ● Van Gogh ● Michael Phelps 

Fonte: Wikipedia

E ENTÃO, É UM DESAFIO OU NÃO?

2 comentários:

  1. vemos que nos dias de hoje fala-se muito em criança indisciplinada, porém é necessário que se atente pra que não haja confunsão , ao se falar em hiperatividade,pra que a criança seja atendida de forma adequada.

    ResponderExcluir
  2. Eu vivencio essa experiencia de ter um aluno com TDA/H,ainda estou procurando estudar mais pra saber como lidar com esse aluno....a unica diferença é que o meu aluno tem uma mãe bem dedicada e mto participativa na vida do seu filho, correu pra medico e teve o diagnostico de TDA/H,agra ele ja esta progredindo em suas atividades....

    ResponderExcluir